Como usar gelatina para clarificar a cerveja?

Você sabe como usar gelatina para clarificar a cerveja?

cerveja turva x limpida

Que cerveja você prefere beber, a da esquerda ou a da direita?

 

Dificilmente alguém vai responder a da esquerda, certo? Exceto para alguns estilos (como as Weiss), a turbidez na cerveja não é nada bem-vinda!

 

Se você quer produzir uma cerveja sem resíduos , límpida e cristalina, continue lendo este post! Vou dar uma dica muito simples, barata e prática que vai melhorar incrivelmente a aparência de sua produção artesanal!

 

O assunto de hoje foi escolhido para responder às perguntas do amigo cervejeiro Adriano, que enviou as seguintes dúvidas:

“Como usar  gelatina para clarificar a cerveja (proporção, temperatura de preparo, temperatura da cerveja no balde, quanto tempo antes do envase)? Vale a pena usar esse método? A gelatina provoca alguma interferência na qualidade e no sabor do produto final? (Adriano)”

Vamos lá então para as respostas…

Vale a pena usar gelatina para clarificar a cerveja?

como usar gelatina

Com certeza vale a pena! Esse método é fácil, barato e muito eficaz para melhorar a qualidade visual da sua cerveja. E a gelatina não interfere em nada no gosto da cerveja!

 

Lembrando, é claro, que você deve usar gelatina incolor e sem sabor.

 

Em outro post do blog, eu mostrei os principais fatores que podem levar à turbidez da cerveja e dei 8 dicas para você acabar com esse problema durante as diversas fases da produção.

 

Agora vou focar na última clarificação feita durante o processo de fabricação da cerveja. É nessa fase que ela que vai dar um acabamento perfeito à sua cerveja ao seu produto.

 

Como preparar a gelatina para usar na clarificação?

Normalmente a gelatina é vendida em pacotinhos de 12g, quantidade que serve para clarificar 40 litros de cerveja.

 

Então, se você preparou 20 litros de cerveja, use meio pacote (6g) diluído em 100ml de água.

 

Para saber com usar gelatina em outros volumes de cerveja, é só aplicar a regra de três para achar a quantidade de água e de gelatina corretas.

 

Para facilitar a sua vida, vou dividir com você uma sacada cervejeira que o meu amigo Rômulo Rocha me mostrou para preparar a gelatina no micro-ondas!

 

Assim você não precisa perder tempo com fervura para evitar problemas com a contaminação da sua cerveja, nem esperando baixar a temperatura da gelatina preparada.

 

Como usar gelatina no micro-ondas?

gelatina microondas

Usando a água mineral (que não precisa ser fervida), basta você diluir a quantidade de gelatina indicada para o volume de cerveja que produziu. Lembrando que você pode usar a regra de 3 como eu mostrei acima. Depois é só colocar a solução no micro-ondas, em um recipiente de vidro sanitizado.

 

Para começar, faça dois ciclos de 20 segundos, mexendo a mistura ao término de cada um deles. Você pode usar o próprio termômetro cervejeiro para fazer isso.

 

Depois, passe para ciclos de aquecimento de 10 segundos, sempre mexendo ao final e controlando a temperatura. Em seguida, passe os intervalos para 5 segundos, até que a gelatina atinja a temperatura ideal para ser misturada à cerveja: 65 graus centígrados.

 

Em que etapa do processo devo misturar a gelatina à cerveja?

Agora que a gelatina está pronta, você deve colocar ela no balde fermentador depois que a cerveja já fermentou e começou a maturar. É a última coisa que você deve fazer antes do envase.
E o procedimento de como usar gelatina nesse ponto, não tem mistério.

 

É só espalhar a gelatina sobre a cerveja gelada a zero grau (ou até no máximo cinco graus) e esperar pelo menos 48 horas para botar começar a envasar a sua produção.
Durante esse tempo, a gelatina vai agrupar aquelas partículas em suspensão que vão deixar a sua cerveja turva (nessa etapa são partículas formadas principalmente por fermento e proteínas).

 

Depois de agrupadas, a gelatina vai fazer com que essas partículas decantem no fundo do balde, deixando a sua cerveja cristalina!
Bom, se você não sabia como usar gelatina, com essa técnica eu garanto que as suas cervejas nunca mais serão as mesmas!
Para assistir ao vídeo em que eu apresento essa dica, basta acessar o canal do CONCERVEJA no YouTube.

 

 

CONCLUSÃO: USAR GELATINA NO FINAL DO PROCESSO DE MATURAÇÃO É UMA FORMA PRÁTICA E SIMPLES DE CLARIFICAR A SUA CERVEJA ARTESANAL

 

Neste post eu mostrei que vale a pena usar gelatina para clarificar a cerveja e que ela deve ser usado no final da maturação, logo antes do envase.

 

Esse é um método, fácil, barato e eficaz, melhora muito a qualidade de sua produção. E melhor, não afeta em nada o gosto da cerveja (naturalmente, você tem que usar a gelatina sem sabor e incolor).

 

Vamos relembrar aqui as dicas desse post para você não errar nas medidas: para clarificar 20 litros de cerveja, você precisa de 6g de gelatina, diluídos em 100ml de água.

 

Como normalmente as gelatinas são vendidas em pacotes de 12g, basta usar meio pacotinho.

 

Para outras quantidades de cerveja, faça a regra de três e descubra a quantidade de gelatina que você deve usar.

 

Eu compartilhei uma sacada cervejeira do meu amigo Rômulo Rocha, que na verdade é um “atalho” para você fazer a gelatina sem precisar perder tempo fervendo a água e esperando baixar a temperatura da gelatina preparada.

 

Você só precisa usar água mineral e colocar a gelatina já diluída no micro-ondas. Primeiro, faça dois ciclos de 20 segundos, sempre mexendo a gelatina ao final e controlando a temperatura. Depois, passe para ciclos de 10 segundos. Em seguida, para 5 segundos, até que a solução atinja os 65 graus centígrados. É nessa temperatura que deve estar a gelatina a ser jogada no balde. E a cerveja precisa estar entre zero e cinco graus centígrados.

 

Depois disso você deve esperar pelo menos 48 horas para engarrafar a cerveja. E pronto! Você terá uma cerveja cristalina para exibir e saborear com seus amigos e familiares!

 

Gostou da sacada cervejeira dessa semana? Então eu vou te pedir para me ajudar e compartilhar com seus amigos essa dica. Assim você colabora com melhoria na qualidade da produção cervejeira dos seus amigos!

 

Compartilhe o post no Facebook com seus amigos, familiares e cervejeiros!

 

E só CLICAR AQUI e você já está compartilhando e ajudando outros cervejeiros caseiros!!!

 

9 Comentários


  1. Daniel, utilizando esse método de clarificação o priming será afetado?
    tenho que fazer algum ajuste no priming?

    Responder

  2. Daniel, tenho uma dúvida!

    Antes do envase eu misturo o priming direto no balde fermentador e dou uma misturada com a pá cervejeira… será que isso não irá atrapalhar a gelatina que está aglutinada no fundo?
    Seria melhor passar o mosto para outro recipiente antes de envesar?

    Responder

    1. Olá Pedro,

      Primeiramente, peço desculpas pela intromissão, mas é bom um bom motivo kkk.

      Aconselho que mude de balde para evitar que particulas de gelatina sejam enviadas para garrafa. Então, faça a clarificação, e antes de envasar transfira o mosto para outro balde lentamente, para que a gelatina e o fermento não se misturem com o mosto.

      Abraço!

      Responder

  3. Saudações prezado Daniel,

    Fiz a utilização da gelatina conforme sua recomendação, porém infelizmente ficou próximo ao fundo da garrafa aquele gel de gelatina com levedura de aspecto horrível! Será que houve problema na mistura do primming por causa da agitação? O que pode ter acontecido?

    Responder

    1. Ola Bedin, acho que voce deveria ter transferido para outro balde e fazer o prime nesse e ai comecar o envasamento. Evitaria transferir as particulas de gelatina.

      Responder

  4. Eu veja a maioria recomendar 12gr para 20L, aqui voce ja recomenda 12gr para 40L.
    200ml de agua para 12gr de Gelatina em 20L de cerveja.
    Lendo e aprendendo.

    Responder

  5. Olá.
    Fiz seguindo o passo-a-passo acima e após 48 horas a cerveja continua turva e com pedaços de gelatina, porem olhei na superficie do fermentador e removi um pouco, so para constar se estava limpida e estava. Melhor aguardar mais um tempo ? O que você sugere? E caso tenha dado errado, tem alguma explicação.
    Meu fermentador e cônico e a temperatura esta a -0,5c.
    Obrigado.

    Responder

  6. Bom dia Daniel,

    Pelo que entendi, ao acrescentar a gelatina em temperatura elevada na cerveja a 0°C é formada uma espécia de membrana de gelatina na parte superior do fermentador e na medida em que a temperatura diminui ele se precipita levando tudo que há no caminho.

    Por isso eu pergunto, a quantidade de gelatina não deveria ser função do diâmetro do fermentador ao invés do volume? Pergunto porque agora vou usar um fermentador cônico de 60 litros, e com um diâmetro pouco maior que os bales de 22 lts e eu estava pensando em manter a mesma quantidade de gelatina.

    Att,

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.