cloro na água interfere na minha cerveja?

A água potável que recebemos em nossas casas normalmente é distribuída pelos sistemas públicos de abastecimentos. Esses sistemas comumente fazem a desinfeção dessa água (que é a eliminação de microrganismos nocivos à saúde humana) através da utilização de cloro na água tratada.

 

Mas quais serão as consequências da presença desse componente na sua cerveja? Nosso amigo cervejeiro Alessandro, pergunta:

 

“Quais os males o cloro, presente no tratamento de água, pode provocar na minha receita? ”

 

Cloro (Cl)

 

Bom, o cloro na água utilizada para fazer a sua cerveja pode ter origem tanto no processo de desinfecção da água pela, no qual são utilizados compostos como hipoclorito de sódio e/ou cloraminas, quanto na etapa de sanitização dos seus equipamentos, se você utilizar sanitizantes a base de cloro e não os lavar adequadamente.

 

Clorofenol

clorofenol

 

As leveduras produzem naturalmente substâncias chamadas fenóis. Entretanto, quando elas consomem o cloro/cloraminas presentes na água, elas produzem o composto com sabor muito característico na sua cerveja, o clorofenol.

 

Quer ficar sempre atualizado?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente DICAS sobre o processo de produção cerveja artesanal!>

 

O clorofenol, que é resultado do cloro na água usada na produção da cerveja, e é percebido como um off flavor bastante desagradável, que remete ao sabor medicinal ou hospitalar, como de esparadrapo, antisséptico ou band aid. É um off flavor inconfundivelmente desagradável!

Cerveja band aid

 

Portanto é muito importante que você não tenha cloro na água que vai utilizar para fazer a sua cerveja. Afinal, não adianta você comprar os melhores maltes, lúpulos de qualidade, controlar todo o processo de produção de cerveja e ter uma cerveja com gosto de band aid!

band aid

É claro, se você usa água de poço artesiano, água mineral, água destilada, não precisa se preocupar com esse off flavor, pois elas na maioria das vezes não têm quantidades significativas de cloro.

 

Agora se você usa água tratada pelos sistemas de abastecimento, é interessante e altamente recomendável que você, além de ferver ou deixar “descansando” por um ou dois dias em um recipiente aberto, utilize um filtro de carvão ativado para remover o cloro da água e assim se livrar do gosto de band aid na sua cerveja!

filtrofiltro carvao ativado

CONCERVEJA NO YOUTUBE

 

CONCLUSÃO: Cerveja com gosto de medicinal/hospitalar é sinal de cloro na água.

CLORO PERIGO

Bom, a partir de agora você agora já sabe que se sentir o gosto hospitalar/medicinal na sua cerveja, é sinal de que tem cloro na água e clorofenol na cerveja.

 

O cloro na água pode ser ter como origem:

  • Uso cloro/cloraminas a desinfecção da água distribuída pelos sistemas públicos de abastecimentos,
  • Uso inadequado de sanitizantes a base de cloro.

 

Tenho certeza que essas dicas vão ajudar muitos cervejeiros a melhorar a qualidade das suas cervejas. E você pode ajudar a essa informação chegar a outros cervejeiros, compartilhando o post no Facebook clicando no LINK AQUI ou ou copiando o endereço desse artigo e enviando para seus amigos cervejeiros.

 

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto de hoje, deixe um comentário e compartilhe esse post, pois assim você ajuda a disseminar a cultura cervejeira no Brasil, além de ajudar outros cervejeiros, que como você, buscam informações para melhorar a suas cervejas.

 

15 comentários em “cloro na água interfere na minha cerveja?”

    1. Fala Miguel, tudo bom?

      Sa água tiver somente cloro, é muito provável que a evaporação seja satisfatória. No entanto no caso das cloraminas, elas não se dissipam tão facilmente (razão pela qual alguns sistemas de tratamento de água estão utilizando cloraminas).

      1. Alguns cervejeiros recomendam metabissulfito de sódio para misturar a agua ao invés do método de fervura que você recomendou. Em Brasilia, não usam o cloraminas na água, somente o cloro, sendo que o resíduo de cloro é em torno de 1,5 mg/l, o que não chega a causar cheiro algum nem na água e nem na cerveja. Imagino que nesse nível, a fervura do mosto está resolvendo.

        1. É isso ai Américo. Se pro seu caso está resolvendo, bora continuar brassando.

          E se um dia alterarem o sistema de tratamento de água na sua região, você já sabe o que fazer =)

          Abraço.

  1. Fala Daniel. Vc tem uma marca e modelo de filtro de carvão ativado. Eficiente e com um bom preço? Pra pouco volume. 20 litros por receita. Obrigado

    1. Fala Harley, tudo bom?

      Existem várias marcas no mercado se você quiser eu posso te passar algumas indicações por e-mail. Me mande uma mensagem que conversamos melhor. Abraço.

  2. Bom dia,

    tive já duas experiências desagradáveis com cloro:

    – Na primeira usamos um filtro de carvão ativado, mas mesmo assim, o resultado final foi uma cerveja com aromas de desinfetante. Extremamente desagradável.

    – Na segunda, usamos 300ml de água filtrada para fazer o primer. Fervemos com o açúcar, mas mesmo assim, ficou um aroma residual na cerveja que me remete também a produtos desinfetantes. Não era tão perceptível quanto o primeiro caso, mas ainda assim estava lá.

    Ou seja, qualquer quantidade, mínima que seja, de cloro, pode acabar trazendo aromas desagradáveis. Existe realmente um filtro de custo baixo que tenha boa eficiência na retenção do cloro?

    Abs, Pedro.

    1. O filtro de carvão ativado você considerou uma alternativa de baixo ou elevado custo?
      Existem outros filtros no mercado, um pouco mais caros, mas se você está usando um filtro de carvão ativado, que tem selo do inmetro indicando a remoção de cloro e ele não está vencido, você não deveria ter problemas com esse off flavor.

      Usar água mineral é uma alternativa válida para você?

      1. Dependendo do filtro, considero de baixo custo, uma vez que a água em si tem um custo muito baixo. O problema é encontrar o filtro ideal. Talvez as minhas experiências foram com filtros que não eram adequados (não sei nem te dizer se possuíam selo do inmetro). Vou pesquisar mais sobre isso!

        Se puder indicar algumas marcas, agradeço muito! Meu e-mail é [email protected]

        Obrigado!

  3. Minha dúvida é : alguma alternativa para remover ou suavizar esse flavor? Será que a bretta consume clorofenol?

  4. Olá Pessoal. Fiz algumas experiencias com o uso de vitamina C para neutralizar os efeitos do cloro na água, o resultado foi que, em uma quantidade de 50 litros de água com 3mg/l de cloro ( o normal que se encontra nos tratamentos é de 1,5mg/l), o cloro foi neutralizado com 0,3 mg de vitamina C, 1/3 de um comprimido efervescente. Coloque a água em uma das suas panelas, corte um comprimido efervescente em 3, coloque um dos pedaços na água, aguarde a efervescência parar, agite com uma escumadeira. Pronto, se medir a quantidade de cloro vai ver que ele foi totalmente neutralizado.

    1. Ola Renno…cloro da água na minha residência e de 1.23mg/l. E to qerendo eliminar o cloro com a vitamina.

  5. Daniel.
    Quanto à presença de fluor em determinados sistemas públicos de tratamento de água.
    Em quanto isso pode influenciar no sabor da cerveja?
    Imaginando uma quantidade de 0,8 de fluor.
    Obrigado.

  6. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Pus seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: