Teste do iodo: como, quando e qual a importância?

Você já ficou em dúvidas se a sua etapa de mosturação terminou? E você sabia que o teste do iodo pode te ajudar a esclarecer essa dúvida?

 

Bom no post dessa semana eu vou falar sobre o teste do iodo, como, quando e qual a importância de fazer esse teste.

 

“Teste do iodo, Como, quando e qual a importância de fazer?”

 

Qual a importância do teste do iodo?

A etapa da mosturação tem como principal objetivo a conversão do amido do malte em açúcares menores (glicose, maltose e maltotrioses) através da ativação das enzimas produzidas durante a malteação.

 

Mas e o que o iodo tem a ver com essa conversão?

 

amilose-e-amilopectina

 

O amido é formado pela combinação da amilose com a amilopectina, que são moléculas com alto peso molecular e podem sofrer reações de complexação, com formação de compostos coloridos.

 

O iodo quando misturado com amilose e amilopectina, resulta nessa complexação, que pode ser visualizada como uma mudança de coloração para tonalidades de azul e vermelho.

 

Dessa forma, o teste do iodo tem a importante função de ajudar na indicação da presença de amido no mosto cervejeiro.

Quer ficar sempre atualizado?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente DICAS sobre o processo de produção cerveja artesanal!>

 

Como e quando fazer o teste do iodo?

 

Bom, agora que você já sabe a importância do teste do iodo, vamos ver como e quando fazê-lo.

 

E o teste é muito simples! Para fazer o teste, você vai precisar:

  • Uma placa de toque ou um pires branco,
  • Uma pipeta conta-gotas,
  • Tintura de iodo.

pipeta-conta-gotas tintura de iodoplaca toque

 

Detalhe é que se você não tiver nenhum desses utensílios, fique tranquilo: você pode usar um prato branco e pingar com a própria pá cervejeira um pouco de mosto no prato.

 

O teste do iodo consiste, basicamente, em comparar a coloração do iodo puro com a mistura de iodo com mosto.

 

Para isso você deve pingar algumas gostas de iodo em um dos buracos da placa de toque. Depois deve pegar algumas gotas de mosto e pingar elas em outro buraco da placa de toque ou pires branco e pingar junto algumas gotas de iodo.

 

IMPORTANTE: Tente não pegar grãos ou cascas de malte, pois eles podem mascarar o resultado do teste.

 

Assim você vai poder comparar a coloração do iodo puro com a mistura de iodo e mosto.

 

Caso o mosto ainda tenha amido, a coloração vai ficar entre preto ao azul escuro, dependendo da quantidade de amido que o mosto ainda tem.

 

Se a coloração ficar igual ou parecida com o iodo (laranja escuro, avermelhada) significa que a mosturação está completa, em outras palavras, que não tem mais amido no mosto.

 

teste iodo

 

Se você tiver curiosidade e quiser coletar várias amostras durante toda a mosturação, não tem problema algum. Entretanto eu indicaria você começar a coletar amostras por volta de uma hora de mosturação, pois é quando você vai perceber que a sua amostra de iodo com mosto vai começar a ficar mais clara e com cor mais parecida com a do iodo puro.

 

Por fim, é importante informar aqui que alguns cervejeiros não concordam em absoluto com o teste do iodo.

 

A justificativa utilizada é que, além do teste ser passível de má interpretação, se o cervejeiro caseiro seguir corretamente a sua receita, fazendo adequadamente as rampas de temperatura pré-definidas, seria impossível não obter a conversão do amido nos açúcares menores

 

Na minha opinião o teste de iodo é uma ferramenta importante para ajudar os cervejeiros, principalmente os iniciantes, a controlar melhor a sua mosturação e melhorarem as suas cervejas.

 

Se você quiser assistir essa dica no canal do CONCERVEJA no youtube, pode acessar pelo link abaixo.

 

E lembre-se de curtir e compartilhar o vídeo, e também se inscrever no canal do CONCERVEJA no youtube para receber muitas DICAS sobre o processo de produção de cervejas artesanais.

 

CONCLUSÃO: Teste do Iodo é uma importante ferramenta para ajudar a controlar a sua mosturação!

teste

 

Nesse post eu mostrei para vocês que a mosturação é a etapa na qual o amido é convertido em açúcares menores através a ação enzimática da alfa e beta amilases.

 

Mas o mais importante foi mostrar a função do teste de iodo de indicar a presença, ou não, de amido no mosto cervejeiro.

 

Depois de saber a importância, espero que você tenha aprendido como fazer o teste, pois ele é muito simples:

  • Pingar algumas gotas de iodo (pode ser tintura de iodo ou iodophor) ou em um dos buracos da placa de toque, para servir de comparativo;
  • Pingar algumas gotas do mosto e de iodo em outro buraco da placa de toque;
  • Comparar a coloração do iodo puro com a mistura de iodo com mosto cervejeiro;
  • Coloração escura, diferente do iodo puro = mosturação incompleta;
  • Coloração semelhante ao iodo puro = mosturação completa.

 

Espero que você tenha gostado do post de hoje e conto com você para ajudar a continuar disseminando o conhecimento cervejeiro por todo o Brasil, compartilhando o post no Facebook clicando AQUI ou enviando para os seus amigos cervejeiros caseiros

 

E nunca é demais lembrar que se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de tema ou de melhoria, deixe seu comentário aqui que eu respondo para você.

 

Quer ficar sempre atualizado?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente DICAS sobre o processo de produção cerveja artesanal!>

 

3 Comentários


  1. Minha opinião sobre o teste do iodo é que, se você está criando uma receita de cerveja, mesmo que siga as rampas adequadamente, pode perceber que necessita de algum ajuste de tempo. Por exemplo, faço uma receita em que uma rampa é em 30 minutos a outra em 45, mas aí no teste do iodo, descubro que precisei de 60 para conversão, eu vou lá e altero na matriz da minha receita o tempo da rampa, para numa próxima vez fazer com esse tempo. Acho que é isso

    Responder

  2. Existe outro recurso, alem do teste de iodo, que garanta a não existência de amido no mosto e que na brassagem está terminada?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.