Clorofenol − Série off flavors (Falhas na Cerveja)
Gosto de esparadrapo na cerveja é um dos piores, se não o pior off flavors que você pode experimentar. Por isso escolhi falar sobre ele, clorofenol, para iniciar a série Falhas na Cerveja.
Diferentemente de outros sabores ou aromas, que podem ser considerados defeitos, mas que são bem-vindos em alguns estilos, o sabor “medicinal” presente na cerveja, em qualquer concentração, é sempre indesejado.
Nas grandes cervejarias essa falha é verificada pela cromatografia gasosa e por testes colorimétricos. Mas você não precisa disso para saber se a sua produção foi um fiasco! Basta dar o primeiro gole!
Apesar de ser muito comum na produção artesanal, esse off flavor é relativamente fácil de ser evitado.
Neste post vou mostrar como essa falha na cerveja é percebida, quais são suas possíveis causas e como você pode solucionar o problema adotando medidas muito simples.
Como é percebido o sabor “medicinal”
Uma cerveja com o off flavor descrito como “medicinal”, apresenta sabores e aromas que lembram o de bandaid, esparadrapo ou antisséptico. Pode também provocar uma sensação de adstringência na boca.
Tanto as cervejas frescas quanto as envelhecidas podem apresentar essa falha. E ela não desaparece nem se intensifica com o tempo…
[epico_capture_sc id=”575″]
Mas o que causa essa falha na cerveja?
O sabor “medicinal” é gerado pela presença de clorofenol na cerveja.
Tá, mas como esse vilão aparece na minha cerveja?
Na realidade, na maioria das vezes quem faz o estrago na sua cerveja é o cloro, que reage quimicamente com o álcool (produzido pelas leveduras durante a fermentação), dando origem aos intragáveis clorofenóis, que têm o poder de te transportar sensorialmente para uma enfermaria hospitalar!
Eu já post aqui no blog sobre como o cloro interfere na sua cerveja, mas vale a pena relembrar rapidamente que o cloro na água utilizada para fazer a sua cerveja pode ter origem tanto no processo de desinfecção da água pela companhia responsável pela distribuição de água na sua cidade, no qual são utilizados compostos como hipoclorito de sódio e/ou cloraminas, quanto na etapa de sanitização dos seus equipamentos, se você utilizar sanitizantes a base de cloro e não os lavar adequadamente.
Resumindo, as causas mais comuns das cervejas com esse off flavor, que causa cheiro e “sabor” de hospital são as seguintes:
- presença de cloro na água da brassagem;
- erro na diluição de sanitizantes à base de cloro;
- lavagem inadequada dos equipamentos cervejeiros após a limpeza ou sanitização.
[epico_capture_sc id=”575″]
Como evitar ou controlar o clorofenol na sua cerveja
Agora que você já sabe o quanto é desagradável a presença do clorofenol na sua cerveja, eu separei aqui alguns dos principais cuidados que você deve ter para evitar o gosto de esparadrapo na sua cerveja:
- Antes de fazer a brassagem, ferva a água fornecida da rede pública de abastecimento e deixá-la em um recipiente aberto por pelo menos um dia;
- Usar filtros de carvão ativado (se não quiser ter esse trabalho, a dica é usar água mineral para todo o processo);
- Usar a concentração correta de sanitizantes (recomendada pelo fabricante) ou lançar mão de produtos que não sejam à base de cloro;
- Enxaguar com água fervida os recipientes e equipamentos sanitizados (mas, como eu disse neste post, esse procedimento não é muito prático, Se você usar os sanitizantes na concentração correta, dificilmente ter problema com esse off flavor).
Gostou da sacada cervejeira dessa semana? Você também pode assistir ela neste vídeo do canal do Concerveja no YouTube.
E você, já teve o desprazer de experimentar esse que é uma das piores falhas na cerveja? Conte a sua experiência para os nossos leitores!
Ah, e não se esqueça de COMPARTILHAR essa sacada no Facebook! Assim você divulga a cultura cervejeira e ajuda muita gente a evitar o insuportável sabor de esparadrapo na cerveja, causado pelos clorofenóis.
[epico_capture_sc id=”575″]
Minhas receitas estão com muito gás.O que fazer para resolver isso?
Gilson, boa tarde!
Depende, você faz carbonatação forçada ou utiliza priming?
Tenho convicção de que um dos pontos a se observar primeiro é se a tua cerveja atenuou, fermentou por completo.
Outra situação é priming, se esse for teu caso, está correto a relação grama X litro para o estilo desejado?
Se for carbonatação forçada, tens controladores no cilindro de co2?
Isso são premissas, mas podem ter mais fatores a se observar, ok?
Abraço
Boa noite Daniel, depois de 10 brasagem fomos pegos por este erro?.
Obrigado pela dica, agora teremos que tomar alguns cuidados para que não mais aconteça.
Uma duvida, estavamos sanitizando as garrafas com sanitizante, passamos a utilizar álcool, isso pode ter ajudado a acontecer isso ou foi só conhecidencia?