Coloração da cerveja: como estimar?

Cervejeiros e cervejeiras o post de hoje tem como temática uma característica que chama a atenção dos cervejeiros assim que colocam os olhos numa cerveja: a coloração da cerveja. Essa temática foi inspirada na pergunta enviada pelo nosso amigo Ivan Carlos Rocha.

 

“Como faço para calcular a coloração da minha cerveja (Ivan Carlos Rocha) ”

 

 

Os diferentes estilos de cerveja abrangem uma infinidade de cores, desde o preto opaco de uma Irish Stout, passando pelo âmbar de uma Pale Ale até o amarelo palha e translúcido de uma American Light Lager.

 

Existem basicamente duas escalas mais usados para classificar a coloração de uma cerveja: o Standard Reference Method (SRM), utilizada principalmente nos EUA e o European Brewing Convention (EBC), mais utilizada na europa.

 

Ambos métodos se baseiam no uso de um espectrofotômetro, que mede a absorção de luz em um determinado comprimentos de onda.

 

DICA: Na prática, 1 EBC é igual 1,97 SRM (EBC = 1,97 x SRM)

 

Não conseguimos calcular a coloração final com precisão…?

alvo/mira

 

Embora existam as duas escalas de cor (SRM e EBC), você vai conseguir somente obter uma estimativa da coloração da cerveja com base no volume de mosto, na composição e quantidade de maltes que você for utilizar.

 

A quantidade e tipos de maltes utilizados, são sem dúvidas os principais agentes responsáveis pela cor da sua cerveja, porém, diversos fatores podem afetar a coloração da sua cerveja, como a fervura, resfriamento, clarificação, caramelização, lúpulos e fermento utilizados,etc. Por isso é difícil calcular a cor da cerveja com precisão.

 

Apesar dessa dificuldade, isso não quer dizer que não seja possível fazer uma estimativa da coloração da sua cerveja.

[epico_capture_sc id=”575″]

 

Como estimar a coloração da cerveja?

coloracao da cerveja

A estimativa de coloração da cerveja é feita com base no grist de maltes, sendo definida basicamente por 3 variáveis:

  1. Composição/características dos maltes;
  2. Quantidade de cada malte utilizado;
  3. Volume final do seu mosto.

 

A conta a ser feita é relativamente simples e começa com o cálculo das unidades de cor do malte (UCM) de uma receita:

 

UCM = peso de grãos (em libras) x cor do grão (em graus lovibond)

                                      volume (em galões)

 

Para cervejas leves, o UCM apresenta uma boa estimativa de cor SRM, entretanto quando a coloração da cerveja ultrapassa 6-8 SRM, você precisa fazer uma correção utilizando a equação de Morey.

 

SRM = 1,4922 x (UCM 0,6859)

 

IMPORTANTE: As unidades estão em libras e galões, portanto tenha em mente que 1 quilograma = 2,204 libras e 1 litro = 0,264 galões

 

Softwares Cervejeiros

3 softwares cervejeiros

 

Eu já apresentei uma vez para vocês aqui no blog 7 razões para você usar um software cervejeiro

 

E para calcular a coloração da sua cerveja, mais uma vez eu faço a mesma recomendação: utilize um software cervejeiro.

 

Vou te explicar o porquê da minha opinião.

 

Quando você elabora a sua receita nele, você vai inserir as características e quantidades dos maltes utilizados e volume final da sua cerveja e o software vai te dar automaticamente uma estimativa de cor, sem você precisar calcular nada.

 

Considerando que existem diversos fatores que você precisa observar quando estiver planejando e executando a sua receita, é muito melhor não precisar se preocupar com mais esse cálculo, não é mesmo?

[epico_capture_sc id=”575″]

 

Imagine que você vai escolher um estilo de cerveja para produzir, se quiser ficar dentro dos limites de cor (SRM) estabelecidos para o estilo, você vai pensar na quantidade dos maltes que você vai utilizar e usando o software cervejeiro, vai poder ver se a coloração está muito escura ou clara e você vai poder ajustar a quantidade de maltes para que a estimativa da cor fique dentro do estilo.

 

Para quem ainda não utiliza software cervejeiro, eu vou deixar aqui um link de uma calculadora para você não precisar fazer esses cálculos na mão. Você só vai precisar inserir os tipos e as quantidades de maltes para ter um indicativo de estimativa de coloração.

 

>> http://www.brewersfriend.com/srm-calculator <<<

CONCLUSÃO: MEU CONSELHO É UTILIZAR UM SOFTWARE CERVEJEIRO PARA AJUDAR A CALCULAR A ESTIMATIVA DE COLORAÇÃO DA SUA CERVEJA

 

A primeira característica que você percebe assim que vê uma cerveja é a sua coloração e hoje você viu existem diversas cores e duas principais escalas para classificar elas:

 

Standard Reference Method (SRM), utilizada principalmente nos EUA e

European Brewing Convention (EBC), mais utilizada na europa.

 

Você descobriu que quantidade e tipos de maltes utilizados, são sem dúvidas os principais agentes responsáveis pela cor da sua cerveja, entretanto não tem como calcular a coloração final da sua cerveja com precisão.

 

Para calcular na mão, você deve calcular as unidades de cor do malte (UCM) de uma receita.

 

Mas eu recomendo utilizar um software cervejeiro, pois vai facilitar muito a sua vida!

 

Bom, espero que você tenha gostado do assunto do post de hoje e se gostou compartilhe com seus amigos cervejeiros, pode compartilhar pelo facebook (CLIQUE AQUI) ou enviando o link do post para eles.

like cerveja

E nunca é demais lembrar que se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão de tema ou de melhoria, deixe seu comentário aqui que eu respondo para você.

 

Abração e um ótimo restinho de semana!!!

 

2 comentários em “Coloração da cerveja: como estimar?”

  1. Daniel,

    Eu estou iniciando criar receitas utilizando o BeerSmith e fiquei na dúvida em relação ao assunto “cor da cerveja” pois percebi que se comparar o SRM dos maltes cadastrados do “BS” e comparar com o SRM dos maltes (após converter o EBC utilizando calculadora) informados na tabela de parâmetros “cor” descrito pela Casa Olec:
    Exemplo:
    Casa Olec informa em sua tala de parâmetros a cor do malte Carafa II é de EBC 1200.
    Utilizando o site da Castle Malting para converter a cor dada em EBC para SRM o cálculo da a cor em SRM de 609.
    Na ficha de cadastro do BeerSmith este mesmo malte está com a cor em SRM de 412.

    E então? Pode me ajudar a quem devo levar em consideração para obter a cor ideal da cerveja?

  2. Jayme Eduardo Castilhos Coimbra

    Olá Daniel.
    Boa noite.
    Sou Jayme Eduardo Castilhos Coimbra, cervejeiro artesanal de Imbituba.
    Estou tendo um problema que acredito que muitos cervejeiros artesanais também tem. Acredito que você possa ajudar.
    A cor da minha cerveja, geralmente faço IPAS, fica exatamente como o desejado quando faço carbonatação forçada, ou com priming com açúcar invertido na garrafa até os 7 primeiros dias. Depois disso acontece que a cerveja sempre escurece. Você tem alguma dica para evitar esse escurecimento?
    Obrigado e grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *